FÍSICA MECÂNICA CLÁSSICA
Física mecânica clássica
Mecânica clássica;
A mecânica clássica é a mais vista no Ensino Médio, em relação às outras duas. Nela estudamos os movimentos que acontecem no cotidiano com uma velocidade bem menor que a da luz (3 x 10⁸ m/s).
Galileu Galilei, Johannes Kepler e Isaac Newton foram os cientistas responsáveis pelas bases da mecânica clássica, que também é conhecida como mecânica newtoniana. Sendo assim, ela se divide em dois grandes assuntos: cinemática e dinâmica.
CINEMÁTICA
A CINEMÁTICA estuda o comportamento dos movimentos,
como o Movimento Uniforme,
o Movimento Uniformemente Variado e o Movimento Circular.
Mas além disso, há a cinemática vetorial e a cinemática escalar. A primeira estuda os movimentos levando em consideração a direção e sentido dos corpos, enquanto que a segunda não considera esses dois pontos.
DINÂMICA
Já a DINÂMICA estuda as forças, as quais são responsáveis pelos movimentos. O foco principal dessa área são as Leis de Newton. Mas além delas, temos a gravitação, as colisões e a hidrostática.
Com a mecânica clássica calculamos a velocidade de um automóvel, a pressão da água nas torneiras ou o lançamento de um foguete.
Física mecânica relativística
Com o passar do tempo e com os estudos de objetos que percorriam velocidades muito altas, foi percebido que alguns resultados estavam em desacordo com o que os experimentos da mecânica clássica mostravam.
Por conta disso, no início do século XX, o físico alemão Albert Einstein estava desenvolvendo sua teoria da relatividade. Nela, os objetos são estudados enquanto viajam a grandes velocidades, chegando próximo à da luz.
Nesta teoria, foi demonstrado que os corpos podem mudar sua massa dependendo da sua velocidade. Sendo assim, quanto maior for a velocidade, maior é a massa das partículas. Porém, isso nos diz que a massa de um corpo pode crescer infinitamente, o que não está certo. Isso porque há um limite de velocidade que é possível ser alcançada: a velocidade da luz.
Em experimentos com partículas aceleradas, foi possível notar que mesmo por mais poderosos que sejam os aceleradores, essas partículas não alcançam a velocidade da luz. Assim, elas não crescem infinitamente.
Uma das fórmulas mais conhecidas da mecânica relativística representa o quanto de energia cinética um corpo pode adquirir, dependendo do produto entre a variação de sua massa e do quadrado da velocidade da luz. Matematicamente, temos:
E = Δm . c²
Essa fórmula também é utilizada para calcular a quantidade de energia gama liberada pela união de um pósitron e um elétron, que são partículas idênticas, exceto pelo sinal da carga...
FÍSICA MECÂNICA QUÂNTICA;
Até agora, era possível estudar os movimentos do cotidiano, que têm velocidades até 10% da velocidade da luz, e movimentos com velocidades próximas à da luz. Porém, como estudar aqueles que ocorrem dentro do átomo? É aqui que entra a mecânica quântica!
Em 1900, o físico, também alemão, Max Planck, concluiu que a luz poderia ser liberada em pequenos pacotes, ao em vez de ser em modo contínuo, proporcionais à frequência da radiação, dando o nome de quanta. Com o passar dos anos, a mecânica quântica foi se desenvolvendo com outras descobertas, como o efeito fotoelétrico, estudado por Einstein, e o novo modelo atômico de Niels Bohr.
Logo, pode-se chegar à conclusão de que a luz tem o comportamento de onda e partícula, sendo que em certas situações ela se comporta com um ou o outro estado.
Por exemplo, quando uma pedra é jogada em um lago, formam-se ondas na superfície. Já no efeito fotoelétrico, em que a luz é absorvida por elétrons em objetos sólidos, ele só acontece se a luz for considerada como partícula.
A mecânica quântica, apesar de parecer um pouco distante da realidade e ter conceitos que desafiam nossa mente, é verdadeira e real.
Então, chegamos a mais uma fase de conhecer, a. física Quântica e suas fórmulas e ramificações, no próximo e último post sobre, tem uma tarefa realizada. E você precisa tomar muito cuidado com esses cálculos e atividades..
Valeu galera..
03/2025
Aranha, Coelho
Leandro..
Comentários
Postar um comentário
Sejam Bem Vindos ao Passo Seguinte