Marco Territorial Digital
Olá, estamos de volta! Agora como está você agora?
Seu pensamentos estão alinhados com seu propósitos?
Após a crise mundial seu coração está mais ou menos tranquilo?
E seus conhecimentos estão expandidos?
E vamos laahhh!
Depois de um um bom tempo de distancia da crise sanitária mundial que afetou nós todos. Podemos conversar sobre algo bem latente dentro de nossas casas e aconchegantes quartos climatizados, nesta zona de conforto e neste ambiente satisfatório, percebemos, o passar desapercebido bem diante de nossas 'caras' , literalmente diante de nós, de um tema discutido em todas, audiências jurídicas, Tribunais, Cartórios, Juntas , E Cortes Supremas de quase todo o mundo e países desenvolvidos, principalmente. E apesar de ser discutido entre grandes potências, a pauta em questão, inclui RICOS, POBRES MISERÁVEIS , INTELIGENTES E LEIGOS.
Estamos falando DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DIGITAL .
Queremos, nós do blog Passo Seguinte estender está pauta as emissoras de TV e rádio.
Falaremos o motivo desta extensão no momento oportuno. Mas no agora devemos rever, reler, e assistir a história da humanidade, seus conflitos e guerras, militares, frias, tecnológica, revolucionárias e outras mais. Suas motivacionais intenções, líderes e inimigos, legados e histórico de ações.
Mas, Isso levaria muito tempo e espaço.
"Só para você entender qual motivo de tantas palavras, descrevemos os pontos mais importantes e que estão interligado e ligados diretamente ao nosso tema. Alguns indiretamente ligados."
Voltando ao presente Tempo, alguns Fatos e Guerras estão pulsante e pujante em alguns territórios do globo, notoriamente expostos em Mídias Digitais e Tv aberta e Fechada.
E estes atuais acontecimentos estão interligados com nosso Tema e os passados históricos pontos descritos.
Começemos com TERRITÓRIOS.
As leis são minimamente razoáveis e extremamente explícita quanto aos direitos e deveres dos cidadãos de cada nação. E por muito tempo foi harmoniosamente entendida as fronteiras, os limites e as linguas de cada país
E com a chegada da internet ainda limitada a usuários de elevada classe, não se aplicava leis territoriais a esse novo modo de envolvimento, desenvolvimento, habilidade, e conversação.
Ou por não se esperar a expansão da mesma, ou por real intenção de um ambiente livre a todos.
O tempo passou e a alta capacidade de desenvolvimento tecnológico de algumas nações elevou tanto o poder da internet como a possibilidade de novos povos a utilizarem.
Até então as regulações ainda não se fazia necessária.
Motivos? Desconhecidos ainda e então.
Tenho certeza que você já percebeu as ligações entre pontos e fatos.
A internet expandiu se de tal forma que nos parece ter perdido o controle.
E é exatamente por causa deste ponto que dizemos que tudo está interligado, e começamos falando de Territórios.
Quando falamos que " a internet parece ter perdido o controle" não estamos exagerando, pois em nosso ponto de vista a internet é também um território. E por falar em regulação ou leis para a mesma. Precisamos focar no conjunto total. Não em uma parcela benéfica, classe beneficiada ou indivíduos dotados de elevado poder social , político ou econômico.
Mas sim expandir o direito a todos. De algo que sim, já foi livre de atitudes autoritárias, mas que por ainda ser um território de conflitos, mesmo que de ideias, não deixa de ser livre.
Como entendemos que esta liberdade necessita ser preservada, é urgente a presença de uma sociedade ativamente desperta nos ambientes discursivos. E Atuar nestes seguimentos não é tarefa simples, mas possível aos de objetivos claros e argumentos bem definidos. Com conhecimentos de causa, fatos, e elementos probatórios, corrobora para o um célere debate.
No entanto o debate ainda segue em trajeto de tartaruga com sono, e as discussões acaloradas sobre temas de alta polêmica gerou um ambiente instável e em alguns momentos , PERIGOSOS. Mas não esqueçamos, É um território de Liberdade, e ainda de muitos indivíduos de Coragem.
Pois os assuntos na internet são uma extensão da sociedade civil não digital, que saíram do bar, de um mercadinho na esquina, da fila de um banco ou mesmo , das casas Legislativas. Precisamos sempre nos atentar a isso, pois, estamos ainda falando de Territorios, no entanto devemos lembrar Dos Limites de cada Território. Que por sua vez não são aplicados ao mundo digital diretamente.
As fronteiras que limitam um país nação são legalmente rompidas por Legislação Específica que possibilita uma viajem , um translado, uma remoção, deportação, extradição, migração e outros...
Qualquer forma que não esteja prevista em lei do país de origem ou destino. É considerado crime.
Entramos em mais um ponto já descrito no início.
Em caso de aplicarmos uma simulação de lei Territórial física ao mundo digital. Vamos perceber a inutilidade de algumas e quanto o desnecessário uso de outras.
Tornado se vaga a ideia de regulação, pois, regulação trata-se de colocar freio, mesmo que em pontos específicos, irá ferir a legalidade de outro ponto. Por isso é Vaga a ideia de aplicação deste dispositivo.
E somente uma Legislação Nacional poderia , ou seria a maneira mais viável de regulamentar está "Terra" "Nação Digital".
Entretanto, a aplicação da atual Legislação Federal Brasileira , a Constituição de 88 ao mundo digital, estará ferindo a própria constituição, pois a mesma é valida apenas ao Territórial Nacional. E a internet é um território internacional. Além de ferir também Alguns Direitos individuais. E aplicar isto a uma discussão entre dos indivíduos de nacionalidades distintas. Fica inviável.
Restando apenas, cada indivíduos responder em seu próprio país, mas, e a Jurisdição? E quanto ao direito de resposta e defesa,
Como ocorreriam as acusações??
Haveria o uso legitimo da lei sobre o acusado? Somente uma lei de uso internacional possibilitaria isso, no entanto feriria a soberania de cada país.
Por isso muitos defendem uma regulamentação da internet, alegando que é uma terra sem Lei.
Mas realmente é???
Ou apenas uma. Tentativa de tornar a internet restrita a somente a uma limitantes classe de cada sociedade. ?
O diapertar pra todas estas causas e consequências.
Encontramos mais pontos que chamam a atenção.
Estando sem regulação, a vida segue tranquila, os casos quase isolados e atividade suspeita investigadas, isso seria vida normal em cada país. Mas a tal busca por por leis a internet está trazendo mais luz ao debate público do que as intenções maléficas de indivíduos sedentos de poder e controle.
E quando colocamos os pontos históricos para rever, reler, assitir a história da humanidade,. Estamos falando da busca de poder e controle que alguns momentos da história nos revelam.
E nos parece que o mundo físico não mais será uma ditadura ou estará debaixo do Totalitários Governantes, mas sim o Mundo Digital a um tris de ter governança própria.
Então poderemos chamar a internet de
Terra sem Lei.
Estamos preste a vivência o surgimento do Marco Territorial Digital.
Boa noite boa sorte e até muito breve .
Terça feira 1 de Outubro 2024
22:59
Comentários
Postar um comentário
Sejam Bem Vindos ao Passo Seguinte